O Sol está queimando o campo magnético da terra e essas são as consequências que sofreremos na pele

O Sol está queimando o campo magnético da terra e essas são as consequências que sofreremos na pele

- em Tecnologia
211
0
@PBPE

O Sol não é uma estrela que influência os planetas ao seu redor, ele também é um corpo em constante variação, com explosões violentas de radiação. Sua massa é cerca de 300 mil vezes a da Terra. Diferente dos planetas que são considerados rochosos, como Marte e a Terra, ou gasosos, como Saturno e Júpiter, nossa fonte de calor é formada por plasma, gasoso na superfície e mais denso conforme se aproxima do núcleo.

É em seu coração, sob uma temperatura de 15 milhões graus centígrados, que as reações químicas nucleares mais assustadoras acontecem. São até 600 milhões de toneladas de hidrogênio convertidos em hélio por segundo.

Efeitos na Terra

Aparelhos tecnológicos que usamos na Terra sofrem uma grande influência do clima espacial. GPS e comunicadores que dependem de frequência de rádio, como aviões, podem ser impactados por essas erupções.

Em 1859, uma das maiores erupções atingiu o campo magnético da Terra, causando o colapso dos serviços telegráficos. Se isso tivesse ocorrido hoje em dia as consequências teriam sido grandes, pois temos uma dependência enorme da energia elétrica.

Em toda a história, nenhuma tempestade solar jamais afetou uma missão tripulada. Mas, em 1972, a NASA registrou rajadas solares que poderiam matar um ser humano desprotegido do campo magnético da Terra durante as missões Apollo 16 e 17.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

 

 

TECMUNDO

Comente Pelo Facebook

Deixe Sua Opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também:

Prefeitura Municipal de João Pessoa, deve lançar na próxima semana editais da Sedurb e do IPM

João Pessoa terá mais dois editais de concurso