Suspense na Espanha com possível declaração de independência da Catalunha

Suspense na Espanha com possível declaração de independência da Catalunha

- em Mundo
46
0
@PBPE

Declarar a independência da Catalunha, ou renunciar para manter a porta aberta ao diálogo? O dilema do presidente regional Carles Puigdemont deixa a Espanha na expectativa, na pior crise política do país em décadas.

Prova da tensa espera que cerca o discurso previsto no Parlamento catalão, a Policía catalã fechou ao público a área na qual fica a sede parlamentar para “prevenir situações de pressão sobre a atividade parlamentar”, afirmou um porta-voz da força de segurança regional catalã, os Mossos d’Esquadra.

“Por motivos de segurança, o Parque de la Ciutadella estará fechado ao público durante o dia de hoje (terça)”, anunciou a polícia local.

A partir das 16H00 GMT (13H00 de Brasília), Puigdemont comparece ao Parlamento regional pela primeira vez desde o referendo, proibido pela Justiça, de 1º de outubro, no qual seu governo atribuiu a vitória aos independentistas, apesar do reduzido índice de participação.

O teor do discurso é uma incógnita: inicialmente ele prometeu declarar a secessão como ponto máximo da escalada com o governo central do primeiro-ministro Mariano Rajoy, contrário a permitir uma consulta legal reclamada por uma ampla maioria na região.

Mas as pressões nacionais e internacionais, assim como a incerteza econômica, podem mudar a postura de Puigdemont, que busca uma mediação internacional para solucionar o conflito.

 

 

EXAME.COM

Comente Pelo Facebook

Deixe Sua Opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também:

Prefeitura Municipal de João Pessoa, deve lançar na próxima semana editais da Sedurb e do IPM

João Pessoa terá mais dois editais de concurso